terça-feira, 15 de maio de 2012

ENTREVISTA: ENO




Entrevistamos o mano ENO, grafiteiro da cidade de São Paulo, conhecido pelos seus t-ups por ai, ele fala um pouco da sua vivência dentro do graffiti, várias coisas daora. Uma aula pra nova geração. 

__________

1 - Mais pra começar como de praxe, diz ai, como foi seu envolvimento com o graffiiti e tal e desde quando tá na caminhada?
Bom mano, eu desde muleque andava de skate e observava pixacões na rua e sempre fiquei admirado pelo movimento, Sampa né sabe como eh, acorda vendo pixo e dorme vendo pixo, rs! mas como um processo natural das coisas fui para o bomb no final de 97, talvez pela influência do bairro que cresci, sempre vendo bombs, ou também pelo fato do throw up se destacar mais no meio de tanta letra de pixacao nessa cidade.


2- Certo, nos dias de hoje mudou muita coisa, as coisas ficaram mais facéis, 
tipo hoje tem cap bom, lata boa, como era quando comecou, e o que esse avanco de hoje influencia na cena?
haha pois eh mano, dificil hein....lembro mto bem da escaces de fat caps, isso era terrivel ahhaha, lembro que pedia caps entupidos de amigos mais velhos para poder usar (mesmo com um traço quadrado!)  nos roles,ou mesmo cortavamos os caps da colorgin para fazer traços grandes. A questão das latas era complicado, as cores horriveis, nao cobriam e caras para uma qualidade precaria, robavamos 
muita lata no passado e sempre trocavamos informações sigilosas sobre onde  vendiam latas vencidas e etc, sem falar na maquinas analogicas de filme q vc nao sabia se teria a foto ou nao ateh o momento da revelação...ahahha. Acho esse avanço de material, internet e tecnologia muito bom para expansão do network e otimo para ações de vandalismo mais avanados, mas por um lado todo esse avanço cria escritores falsos que não sabem se posicionar, nao sabem fazer nem um tag e vivem uma fama virtual bizarra, por que pintam algo aqui e outro ali, sem qualidade e acabam faltando 
o devido respeito a quem lutou tanto ateh hoje para a cena estar como esta, falando merda e c denominando  qualquer coisa! esse avanços c criam escritores mais acomodados " gereacao montana" haha!


3 - Outra coisa, voce faz parte de 2 crews que mais esteve presente nas linhas, PV e L163, o que representa isso pra você, estao na ativa dentro das linhas até hoje?
Puta mano, na real é minha vida! cumplicidade,irmandade e união.Tenho muito orgulho de fazer parte desse time e ter crescido e evoluido junto com eles, posso dizer que sou PV/L163 ate morrer! A linha e os tuneis são nossa casa por ali sempre estaremos.


4 - E falando ainda dos trens, sabemos que o Brasil, tem umas das linhas mais limpas do mundo e o metro mais seguro, e por isso, a L163 é conhecida mundialmente, inclusive em publicacoes gringas. Voce acha que no Brasil, essa cena deveria ser mais forte ou isso é um mundo mais restrito? 
Bom, aqui o sistema eh complicado,agressivo e requer estudo para se fazer algo bem feito de qualidade. Acho sim q a cena deveria ser mais forte, quem não gostaria de ver metros rodando pintados? porra seria lindo.....Hj em dia muitos TOYS queimam esquemas para um ridiculo ibope virtual de internet, pra dizer que são os caras, isso me decepciona um pouco, mas faz parte sem TOYS nao ha graffiti! Isso acaba limitando a evolução da cena, nao quer isso seja ruim também porque temos um certo controle do QUEM, O QUE e ONDE foram pintados tais coisas, isso nos traz segurana para onde podemos atuar.


5 - E o graffiti mano, o que ele representa na sua vida, imagino que já deve ter tido muitos problemas, mais o que ainda te estimula a continuar sempre na caminhada?
O graffiti p mim se tornou algo doentio! Algo intratavel! Sim me trouxe muitos 
problemas judiciais, familiares e etc, eh muito dificil manter uma atividade 
de anos tendo 2 vidas, manter sigilo e trabalhar ao mesmo tempo!
mas também me trouxe  muitas coisas boas e surreais, momentos especiais, lembranas, etc


6 - Você tem algum tipo de envolvimento com a pixação? ou seu lance é só graffiti mesmo, o que você acha desse lance que está aparecendo cada vez mais, de pixação e graffiti juntos?
Minha maior influencia eh a pixação! 
Acho que eh o real movimento do Brasil, Muitos toys começam a fazer graffiti por um meio monetario, 
a pixação não a pessoa faz porque gosta mesmo, sabe que vai trazer problema, e que aquilo eh soh pra ela e pra quem faz o role. Eu acho muito importante essa conexão e acabar com esse paradigma de quem 
faz graffiti eh bafo ou sei la, e acabar com a cidade toda, como diz 
naquela camiseta "nossos inimigos sao outros"! H F A D!


7 - Você é um escritor mesmo ou já participou de produções murais e tal ? 
ou você vive mesmo a essência do graffiti vive dentro do throw-up?
Puts mano, na real nunca particpei de murais, assim ja pintei pieces 
com amigos em paredes pra descontrair, acho valido, mas curto mesmo 
eh explorar a rua como eu posso, seja na porta de ao, na lateral 
ou no top, o importante eh estar ali!


8 - Pra finalizar a idéia mano, como sempre, esse espaço é seu mano, diga ai o que quiser,  e mais uma vez, valeu pela entrevista. 
eh noix mano....um alo para:
L163/PV; ADEPS; GOAL; VLOK; 031; POP; TOTAL; SNL; 
TURMA DA LINHA; BLOW; RCLSPK/MUTANTS; CMS;
LUJUS; PIF(mor,end e zinho); PIFO; OITOou80; 
REBEL MLOK; RISK; EM; VIOLENTOS(JUK); SUJUS(NIVA); 
"R hiphop"; NOIS; OSBICHOVIVO(Naldo); VICIO(tj); COBAL(Herbert): REBEL











     http://www.flickr.com/photos/belchiorluiz/






Siga:

Nenhum comentário:

Postar um comentário